Escola pública do Nordeste ganha prêmio de melhor do mundo


Uma escola pública do Nordeste venceu o prêmio internacional Melhores Escolas do Mundo 2023. A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (MTI) Joaquim Bastos Gonçalves, situada Carnaubal (CE), foi agraciada na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis”.



Prêmio Melhores Escolas do Mundo foi criado no ano passado pela plataforma britânica T4 Education, com apoio de quatro instituições: Fundação Lemann, Accenture, American Express e Yayasan Hasanah. O objetivo é reconhecer e celebrar as escolas que estão fazendo a diferença na vida de seus alunos e de suas comunidades, especialmente diante dos desafios impostos pela pandemia de covid-19.

É a primeira vez que escolas públicas brasileiras estão entre as vencedoras. Instituições de ensino de outros quatro países foram agraciadas. São elas: Institución Educativa Municipal Montessori (Colômbia), na categoria Ação Ambiental; a Riverside School (Índia), na categoria Inovação; a Max Rayne Hand in Hand Jerusalem School (Israel), na categoria Superação de Adversidades; e a Spark Soweto (África do Sul), na categoria Colaboração Comunitária.

Um projeto que salvou vidas

EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves criou em setembro de 2021 o projeto Adote um Aluno ao perceber que muitos de seus alunos estavam ansiosos e deprimidos com a reabertura da sociedade após o fim das medidas de isolamento social implementadas em decorrência da pandemia de covid-19. Na própria escola, houve registro de estudantes diagnosticados com problemas emocionais graves, incluindo automutilação. O projeto consistiu em formar uma rede de apoio entre os alunos, os professores, os funcionários e os pais, para que todos pudessem se acolher e se ajudar mutuamente.

O projeto permitiu a identificação desses casos e a assistência psicológica. Os pais também foram envolvidos na iniciativa, recebendo orientações e participando de oficinas sobre saúde mental. Em 18 meses, o número de atendidos pelo projeto caiu 67% e os beneficiados ao longo desse período relataram melhorias em sua autoestima e em seu bem-estar. Atualmente, menos de 10 estudantes ainda são atendidos. Além de melhorar a vida dos alunos, a iniciativa também aumentou a sensibilidade da comunidade escolar para a importância da saúde mental.

O prêmio concedido à EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves levou em conta suas ações para proporcionar a reintegração dos alunos à sociedade desde a pandemia da covid-19. Sua escolha se deu por meio de um júri especializado, composto por educadores, pesquisadores e líderes de organizações ligadas à educação. Ela desbancou as outras duas finalistas da categoria Apoiando Vidas Saudáveis: a IMG Academy (EUA) e a Cardiff Sixth Form College (Reino Unido). A escola receberá um prêmio de US$ 50 mil, que será usado para investir em melhorias na infraestrutura e na formação dos profissionais.


Fonte: Portal NE9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUTO: Fisioterapeuta brasileira de 45 anos morre durante voo para o Japão

Prefeitura de Serra do Mel – RN divulga concurso público com 117 vagas e remuneração de até R$ 3.315,41.

Zebra na Paraíba: Sousa elimina Cruzeiro da Copa do Brasil com gols no fim