Estudante do RN tira 1.000 na redação do Enem e comemora: “Quero fazer Psicologia”
De todos os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, apenas oito tiraram nota 1.000 na redação, a nota máxima da prova. Seis são da região Nordeste, e uma delas foi a estudante potiguar Maria Eduarda Braz, de 17 anos, que terminou o Ensino Médio no Colégio Salesiano São José, em Natal.
Em entrevista ao jornal Agora RN, a estudante afirmou que ficou bastante ansiosa quando descobriu que o resultado iria sair antes do esperado, mas ao conferir a nota, ficou bastante surpresa. “Eu não esperava, fiquei travada durante uns dois minutos quando vi tentando assimilar de que aquela era minha nota”, disse.
A estudante diz que sempre gostou de ler e escrever e afirmou que chegou a tirar 980 em outra edição do Enem que fez como treineira.
Maria Eduarda afirma que pretende entrar no curso de Psicologia. O curso de Jornalismo é a segunda opção. “Eu quero fazer Psicologia e tenho Jornalismo como segunda opção por gostar mesmo de escrever e ler, mas eu me encontrei essencialmente na Psicologia e eu espero passar”, diz.
A aluna iniciou sua trajetória no Salesiano São José em 2017, no 7º ano do ensino fundamental. Faixa preta de karatê, em 2022 ela foi homenageada como atleta ouro dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns).
A última edição do Enem trouxe como tema da redação “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. O exame, considerado a principal porta de entrada para as universidades públicas de todo o país, contou com cerca de 3,4 milhões de candidatos inscritos em 2022.
Após a divulgação das notas do Enem, o próximo passo do caminho dos estudantes rumo à universidade é o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que terá inscrições entre os dias 16 e 24 de fevereiro. A lista de aprovados sairá dia 28 de fevereiro.
Comentários
Postar um comentário