Morre Pelé, Rei do Futebol e maior atleta de todos os tempos
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Pelé Paulo Vitale/Veja
Único jogador tricampeão de Copa do Mundo e autor de mais de 1.000 gols, Edson Arantes do Nascimento não resistiu a complicações de um câncer
Morreu Pelé. Morreu Edson Arantes do Nascimento. Simplesmente, o maior atleta de todos os tempos.
Aos 82 anos, o Rei do Futebol não resistiu a complicações de um câncer que teve origem no cólon (parte do intestino grosso) e se espalhou em metástase por fígado, um dos pulmõese restante do intestino e nos deixou nesta quinta-feira (29), no Hospital Albert Einstein, na zona Sul de São Paulo (SP), no qual estava internado desde a noite de 29 de novembro.
Em função do estado debilitado pelo câncer metastático, ele ainda teve complicações cardíacas, respiratórias e renais.
Tricampeão mundial com a seleção brasileira em 1958, 1962 e 1970 e multicampeão com o Santos, seu único clube no Brasil em toda a carreira entre 1956 e 1974, Pelé, que ainda defendeu o New York Cosmos-EUA de 1975 a 1977, já sofria com problemas no quadril desde 2012 e se locomovia com o auxílio de uma cadeira de rodas em suas aparições públicas nos últimos anos.
Mineiro de Três Corações, onde nasceu em 23 de outubro de 1940, Edson deixa a esposa, Márcia Aoki, e teve oito filhos (uma de criação) - três deles com Rosemeri dos Reis Cholbi, a primeira cônjuge (de 1966 a 1982) - Kely, Edinho e Jennifer; 'três' com Assíria Seixas, a segunda (de 1994 a 2008) - os gêmeos Joshua e Celeste, além de Gemima, esta criada em conjunto com ele desde que tinha apenas oito meses de vida; e outros dois de relações extraconjugais - Flavia Christina e Sandra Regina.
Um dos três filhos de Celeste Arantes e João Ramos do Nascimento (mais conhecido como Dondinho), Edson Arantes do Nascimento teve que lidar com a perda de uma das filhas muito cedo, ainda em outubro de 2006, quando Sandra Regina morreu aos 42 anos. Ela, que só foi legitimada como filha do ex-jogador por uma ação na Justiça, tinha câncer de mama e tratava uma metástase.
Promessa ao pai. Bilé, Pilé, Pelé
Mal sabia Dondinho, naquele 16 de julho de 1950, que o guri que enxugava as suas lágrimas após o gol de Gigghia, no Maracanã, e lhe prometia uma Copa do Mundo para aplacar aquela dor cumpriria de fato a promessa. E não apenas uma vez, mas três - único jogador tricampeão mundial. E Ainda seria autor de 1.283 gols.
Houvesse como marcar a história do futebol, ela estava traçada ali para ser dividida em duas eras: Antes de Pelé e Depois de Pelé.
O filho de Dondinho foi ninguém menos do que Edson Arantes do Nascimento. O Dico. O Gasolina.
O Pelé, o Rei do Futebol.
O homem que mostrou ao mundo que a arte de tratar a bola com os pés poderia encantar plateias, parar guerras, arrancar suspiros e tornar o futebol ainda mais popular.
Antes de Pelé surgir para o mundo existia apenas o menino nascido em 23 de outubro de 1940, na mineira Três Corações, filho de Celeste Arantes e João Ramos do Nascimento. Edson teve dois irmãos, Jair (o Zoca, falecido em março de 2020, aos 77 anos e que lutava contra um câncer de próstata) e Maria Lúcia.
O nome foi uma homenagem ao gênio norte-americano Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica e de quem o pai era fã. Mal sabiam Celeste e Dondinho que Dico, como o garoto era chamado em casa, entraria para a galeria dos grandes nomes da história como o xará.
Edison, que com o tempo esqueceu o i e passou a ser Edson, nasceu já no berço da bola.
Flávia Rezende Crédito: Reprodução Uma fisioterapeuta brasileira de 45 anos morreu durante um voo para Tóquio, no Japão. Flávia Rezende era moradora de Vitória, no Espírito Santos. A causa da morte não foi informada. Segundo o G1, a informação foi confirmada pelo Conselho Regional de Fisioterapia Ocupacional (Crefito-ES) nesta terça-feira (12). A família da fisioterapeuta está cuidando da burocracia para liberar o translado do corpo. Flávia era conhecida no meio da fisioterapia da cidade. Ela se formou em 2006 após fazer o curso em uma faculdade de Vila Velha, na Grande Vitória. O Crefito disse que presta solidariedade à família. Fonte: Correio *
A PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA DO MEL, torna pública a realização de Concurso Público, destinado ao provimento de 117 vagas em cargos de níveis superior e médio de escolaridade, do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Serra do Mel. A execução do Concurso Público será da responsabilidade técnica e operacional do INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL BRASILEIRO – IDIB, conforme contrato celebrado entre as partes, em obediência às normas deste Edital e observância às leis vigentes. As inscrições deverão ser efetuadas durante o período das 14h00min de 04 de março de 2024 às 23h59min de 08 de abril de 2024, pela internet, através do endereço eletrônico www.idib.org.br. Não será dispensado o pagamento da taxa de inscrição, exceto para os candidatos que se enquadrem na possibilidade abaixo especificada: 1ª POSSIBILIDADE – Decretos Federais nº 6.593/2008 e nº 11.016/2022 (inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico) e Lei Municipal Nº 1.509/
A época de zebras da Copa do Brasil começou cedo. O Sousa, da Paraíba, venceu o Cruzeiro por 2 a 0 , nesta quarta-feira (21), e eliminou o time mineiro , maior vencedor do torneio, já na primeira fase . Os dois gols do Sousa, que disputa a Série D, saíram na etapa final, ambos dos pés de Danillo Bala, aos 43 e 49 minutos do segundo tempo, respectivamente. Vale lembrar que o Cruzeiro, que jogou com o time titular, tinha a vantagem do empate nesta primeira fase da Copa do Brasil, por conta do ranking da CBF. A partida foi realizada no estádio Marizão, que foi alvo de fortes chuvas ao longo do certame e teve o gramado encharcado. O Sousa agora encara o vencedor do confronto entre Petrolina-PE e Cascavel-PR . A partida entre pernambucanos e paranaenses está marcada para 28 de fevereiro, às 19h30 (de Brasília), no estádio Paulo Coelho, em Pernambuco. Campo pesado Por causa da forte chuva que caiu em Sousa, o gramado do estádio Marizão ficou muito comprometido. Encharcado, o tapete verde
Comentários
Postar um comentário