VÍDEO: fotógrafo captura tempestade de raios no céu de Brasília
magens foram feitas por Léo Caldas, do 20ª andar de prédio em Águas Claras. Inpe registrou aumento de quase 400% na incidência de raios na capital, entre janeiro e setembro.
Vídeo mostra tempestade de raios no céu de Brasília
Um fotógrafo brasiliense registrou, na tarde de segunda-feira (25), uma tempestade de raios no céu da capital. As imagens foram feitas por volta das 16h, e mostram diversas descargas elétricas sobre o céu encoberto de nuvens, em Taguatinga e Ceilândia.
Leo Caldas trabalha com astrofotografia há mais de 10 anos. Do 20º andar do prédio onde mora, em Águas Claras, com vista privilegiada para o horizonte, o fotógrafo costuma aproveitar o período chuvoso para fazer imagens das tempestades e trovoadas na capital.
Apesar de comum nesta época do ano, o fenômeno tem se mostrado mais frequente no DF, nos últimos meses. Entre janeiro e setembro deste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 94 mil raios na capital, o que representa um aumento de quase 400% em relação ao mesmo período do ano anterior, que teve 19 mil.
Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, as ondas de calor no Centro-Oeste e o aumento das queimadas são fatores que podem contribuir com a alta. Na semana passada, o fotógrafo já tinha flagrado clarões causados pelos raios no céu (veja vídeo abaixo).
Vídeo mostra clarões causados por raios no céu de Brasília
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o início da tarde desta terça-feira, o Distrito Federal (DF) acumulava 137,8 milímetros de chuva em outubro. O número está ligeiramente abaixo da média histórica para o mês (159,8 milímetros) e, também, do volume registrado em outubro do ano passado (165,6 milímetros).
Nesta terça-feira (26), com mínima de 18º e máxima de 31º, o céu deve ficar nublado. Há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e trovoadas em todo o DF, principalmente durante a tarde e a noite.
Segundo a previsão do instituto, a trégua nas chuvas só chega na quinta-feira (28), quando o sol deve aparecer e as temperaturas aumentam. A expectativa é que o clima se mantenha até o fim de semana.
Fonte: G1 BR
Comentários
Postar um comentário