LAGOA DE GENIPABU ENCHE DEPOIS DE 11 ANOS NA GRANDE NATAL
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Lagoa de Genipabu encheu após 11 anos — Foto: Tiego Costa
Lagoa de Genipabu, no município de Extremoz, região Metropolitana de Natal, encheu após 11 anos. A elevação no nível de água da localidade foi motivada pelas constantes chuvas que tem caído na região desde 2019.
A Lagoa de Genipabu é formado por um relevo privilegiado no trecho, além de um lençol freático mais superficial. Esse espaço favorece a formação de pequenas lagoas, que, em situações de cheias se unem.
Assim, dois corpos d'água (ou lagunas) se conectaram completamente formando um único reservatório no meio das dunas. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema),essa união não ocorre desde 2009, porque o volume de água recebido era insuficiente.
De acordo com o Idema, essas cheias são importantes para o meio ambiente e para a fauna local. O diretor geral do órgão, Leon Aguiar, explica que com mais água nas lagoas aumenta também a reprodução de peixes, fazendo com que os alevinos fiquem mais protegidos de predadores e possam crescer com mais segurança. “Há muito tempo não se registrava tantas chuvas na localidade. O que é considerado uma boa oportunidade para a recuperação das lagoas e dos nossos mananciais”, disse.
O aumento do volume e da área da lagoa beneficia também a manutenção da população de jacarés-do-papo-jacarés-do-papo-amarelo que vivem no local. “A lagoa de Genipabu não é boa apenas para o turista ou para as espécies aquáticas. Esse corpo de água doce no centro da unidade é essencial para manutenção da rica diversidade de animais terrestres”, falou o gestor da Área de Proteção Ambiental de Jenipabu (APAJ), Tiego Costa.
Flávia Rezende Crédito: Reprodução Uma fisioterapeuta brasileira de 45 anos morreu durante um voo para Tóquio, no Japão. Flávia Rezende era moradora de Vitória, no Espírito Santos. A causa da morte não foi informada. Segundo o G1, a informação foi confirmada pelo Conselho Regional de Fisioterapia Ocupacional (Crefito-ES) nesta terça-feira (12). A família da fisioterapeuta está cuidando da burocracia para liberar o translado do corpo. Flávia era conhecida no meio da fisioterapia da cidade. Ela se formou em 2006 após fazer o curso em uma faculdade de Vila Velha, na Grande Vitória. O Crefito disse que presta solidariedade à família. Fonte: Correio *
A PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA DO MEL, torna pública a realização de Concurso Público, destinado ao provimento de 117 vagas em cargos de níveis superior e médio de escolaridade, do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Serra do Mel. A execução do Concurso Público será da responsabilidade técnica e operacional do INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL BRASILEIRO – IDIB, conforme contrato celebrado entre as partes, em obediência às normas deste Edital e observância às leis vigentes. As inscrições deverão ser efetuadas durante o período das 14h00min de 04 de março de 2024 às 23h59min de 08 de abril de 2024, pela internet, através do endereço eletrônico www.idib.org.br. Não será dispensado o pagamento da taxa de inscrição, exceto para os candidatos que se enquadrem na possibilidade abaixo especificada: 1ª POSSIBILIDADE – Decretos Federais nº 6.593/2008 e nº 11.016/2022 (inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico) e Lei Municipal Nº 1.509/
A época de zebras da Copa do Brasil começou cedo. O Sousa, da Paraíba, venceu o Cruzeiro por 2 a 0 , nesta quarta-feira (21), e eliminou o time mineiro , maior vencedor do torneio, já na primeira fase . Os dois gols do Sousa, que disputa a Série D, saíram na etapa final, ambos dos pés de Danillo Bala, aos 43 e 49 minutos do segundo tempo, respectivamente. Vale lembrar que o Cruzeiro, que jogou com o time titular, tinha a vantagem do empate nesta primeira fase da Copa do Brasil, por conta do ranking da CBF. A partida foi realizada no estádio Marizão, que foi alvo de fortes chuvas ao longo do certame e teve o gramado encharcado. O Sousa agora encara o vencedor do confronto entre Petrolina-PE e Cascavel-PR . A partida entre pernambucanos e paranaenses está marcada para 28 de fevereiro, às 19h30 (de Brasília), no estádio Paulo Coelho, em Pernambuco. Campo pesado Por causa da forte chuva que caiu em Sousa, o gramado do estádio Marizão ficou muito comprometido. Encharcado, o tapete verde
Comentários
Postar um comentário