EDUCAÇÃO: ESTUDANTES DE MOSSORÓ SÃO FINALISTAS NA FEIRA BRASILEIRA DE JOVENS CIENTISTAS
Estudantes Lucas Gabriel Alves de Morais, da Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa, e Loíse dos Santos, João Lucas Galdino Duarte e Khyara Luanny de Lima Fernandes, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professor Francisco de Assis Pedrosa, de Mossoró, concorrem com projetos finalistas na Feira Brasileira de Jovens Cientistas.
O projeto de Loíse, João Lucas, e Khyara, do CEEP, é da área de Ciências Biológicas, e tem como título “Canudo biodegradável à base de fibra de coco: cocanudo”.
O trabalho se baseia na produção de um canudo biodegradável a base da fibra do coco, a fim de solucionar problemas ambientais causados pelo e os socioambientais consecutivos de um descarte irresponsável do mesocarpo do coco.
Também da área de Ciências Biológicas, o projeto de Lucas Gabriel, da Escola Estadual Hermógenes Nogueira, é denominado “Reaproveitamento de resíduos de madeira na fabricação de bioplásticos destinados à confecção de couro vegetal”. Este prevê a fabricação de um bioplástico que apresenta características físicas semelhantes a um couro vegetal, a fim de substituir o uso do couro por uma alternativa sustentável. Para obtenção do bioplástico, foi utilizado também o pó de serragem, que é desperdiçado nas serrarias.
Os detalhes dos projeto podem ser conhecidos por meio dos link abaixo:
“Canudo biodegradável à base de fibra de coco: cocanudo”
Dos 300 projetos finalistas na Feira, 3 são de escolas de Mossoró, sendo dois de unidades da rede pública de ensino e um da rede privada.
A Feira Brasileira de Jovens Cientistas é a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual.
A edição deste ano será realizada de 26 A 28 de junho e será transmitida pelo youtube, com palestras, workshops e uma maratona de inovação. Os participantes estão concorrendo a vários prêmios e credenciais para eventos no Brasil e exterior.
A Feira visa estimular a produção científica no país desde cedo e possibilitar o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros.
Fonte: Mossoróhoje.com.br
Comentários
Postar um comentário