ECONOMIA: COM SURPRESA DO PIB, BOLSA SOBE 2,3% E RECUPERA OS 100 MIL PONTOS
© Germano Ludes/EXAME Ibovespa: índice ganha novo fôlego no fim de agosto. |
Embalado pela boa surpresa do PIB brasileiro, o principal índice de ações da B3 praticamente anulou as perdas da semana nesta quinta-feira (29) e tem maiores chances de fechar agosto no azul. O Ibovespa subiu pelo terceiro dia seguido, com avanço de 2,37%, aos 100.525 pontos.
A forte alta das ações de consumo ajudou a empurrar o indicador para cima. O consumo das famílias cresceu 0,3% no segundo trimestre, um grande catalizador do avanço de 0,4% da economia brasileira no período. O grupo varejista Magazine Luiza teve valorização de 6,5% e Via Varejo, de 4%. B2W subiu 3%.
O resultado do segundo trimestre afastou temores de uma recessão técnica, que em teoria acontece toda vez que o PIB de um país recua por dois trimestres seguidos. Nos três primeiros meses do ano, a economia brasileira havia retraído.
“O consumo das famílias deve voltar a crescer a taxas mais altas no quarto trimestre, estimulado pela expansão do crédito (já em curso) e pelas medidas de liberação do FGTS que ocorrerão entre setembro desse ano e março do ano que vem” escreveu a XP Investimentos em relatório.
As siderúrgicas e mineradoras também tiveram um dia extremamente positivo, com a Usiminas liderando os ganhos do dia. A ação da companhia avançou quase 10%, negociada perto de 7,69 reais. A mineradora Vale avançou 3,5%, o que contribuiu para melhorar o desempenho do Ibovespa.
As ações da Petrobras, as mais negociadas da sessão, avançaram 3,2%, favorecidas pelo resultado positivo da economia e pela alta nos preços do petróleo. A estatal obteve decisão favorável definitiva do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que cancelou débito de 5,9 bilhões de reais sobre créditos de PIS e Cofins.
Créditos:Exame.com/Lais Laporta
Comentários
Postar um comentário