CIÊNCIA: BIÓLOGO DESENVOLVE "BIFE" PARA ABELHAS ENFRENTAREM SECAS NO RIO GRANDE DO NORTE

Ração barata tem evitado abandono dos insetos em colmeias da região. Saiba como fazer.


Mel De Abelhas, Colméia, Mel, Abelhas
Imagens: Internet
Uma ração para abelhas desenvolvida no Rio Grande do Norte está garantindo a sobrevivência de enxames na região até mesmo no período de seca, quando normalmente os insetos abandonam as colmeias. O produto, conhecido como "bife", é barato e fácil de preparar.

E não foi só pelo formato que a ração ganhou esse apelido: o interesse do enxame sugere que, para as abelhas, ele possa ser o equivalente a um filé mignon.
O criador Euzir de Queiroz testou o produto e aprovou. Com o enxame garantido, ele produziu mais no período de chuvas por conta da alimentação garantida na estiagem.
O biólogo Antônio Abreu, professor do Instituto federal de Pau dos Ferros, explica que ele simulou em estufas a vida dos enxames para evitar a fuga dos insetos durante o período sem chuva, o que gera um prejuízo para os produtores locais.
"Muitas vezes o apicultor não consegue fazer uma ração porque ou ele não encontra os ingredientes ou eles são muito caros", explica Abreu.
O professor testou diversos materiais, e a ração que garantiu melhor resultado foi a mistura de extrato de soja e albumina.

Como fazer

A receita que ele ensinou ao Globo Rural alimenta 6 colmeias. Para mais informações ou outras sugestões de receitas, acesse o site do Instituto Federal.
Os ingredientes necessários, que podem ser comprados facilmente em casas de suplementos alimentares ou farmácias, são:
  • 20g de albumina
  • 100g de extrato de soja
  • 15 gotas de essência de baunilha
  • 100 ml de xarope de açúcar (deve ser feito na proporção de dois para um, ou seja, 2 kg de açúcar para 1 litro de água).
Conforme vai misturando, a massa tem que alcançar uma consistência firme. Quando desgrudar da mão, a ração está pronta. Essa porção dura uma semana.
A recomendação é que, ao levar para o apiário, a massa esteja embrulhada em papel alumínio e que seja colocada sobre os quadros da colmeia.
O custo para cobrir todo o período de estiagem, que chega a 8 meses, fica em torno de R$ 12 por colmeia. E, segundo o professor, a taxa de abandono das abelhas é praticamente nula.
Fonte: G1RN Globo Rural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUTO: Fisioterapeuta brasileira de 45 anos morre durante voo para o Japão

Prefeitura de Serra do Mel – RN divulga concurso público com 117 vagas e remuneração de até R$ 3.315,41.

Zebra na Paraíba: Sousa elimina Cruzeiro da Copa do Brasil com gols no fim